segunda-feira, 6 de julho de 2015

É Preciso Ter Coragem

Parlamento Grego, Atenas ©Vanessa Silva, 2013

É preciso ter coragem para fazer aquilo que os gregos fizeram ontem. Contra todos os poderosos que faziam valer a sua posição como quem tem a faca e o queijo na mão, a Grécia quis ser dona do seu destino e, ao contrário do que diz o vetusto José Manuel Fernandes, dar uma lição de democracia à Europa.

Esta Europa que nos últimos dias se apresentou como a última Coca Cola do deserto. Ou como a última bolacha do pacote. Manienta. Arrogante. Achando-se a tábua que salva Rose da morte e mata Jack por não querer subir. Como se a protagonista de Titanic fosse Portugal e Di Caprio a Grécia.

Falta povo a esta Europa moribunda. Faltam eleições. Na realidade, falta democracia. A democracia que deu um murro na mesa na Grécia e negou mais uma dose de quimioterapia para tratar um cancro que, provavelmente, se cura com células dendríticas.

A própria demissão de Varoufakis mostra que este Syriza não está agarrado ao poder, que quer encontrar uma cura para a Grécia que não a mate mais rápido do que o seu mal. Este ministro das finanças reconhece assim que se excedeu e que tem que dar lugar a uma nova forma de negociar. Mais uma lição destes miúdos.

Uma lição que Portugal devia anotar no seu caderno. Afinal, há ministros que fazem política e tomam decisões políticas. Será que Miguel Relvas, Paula Teixeira da Cruz ou Nuno Crato sabem que as consequências dos atos políticos são a demissão?

E será que é desta que o pateta do primeiro ministro português vai pousar os pompons e assumir que devia ter ido mais além nas negociações? Claro que não. Passos Coelho é jovem e ainda tem muitos anos pela frente para trabalhar. E, afinal de contas, ele não sabe fazer mais nada.

P.s.: Este texto de Pedro Santos Guerreiro no Expresso é tudo aquilo que eu queria dizer.

2 comentários:

  1. "As pessoas que estão na praça Sintagma não estão fartas, estão desempregadas; não querem partir tudo, querem construir algo; não são insubmissas, são indómitas. É preciso muita coragem para, depois de uma semana de caos e sem dinheiro nas caixas multibanco, votar "não" e de forma tão expressiva. É impossível não admirar a força do povo – do povo! – depois de uma votação assim." Pedro Santos Guerreiro

    ResponderEliminar