segunda-feira, 13 de julho de 2015

Bem Vindos Ao Século XXI

Cristina Esteves explicou ontem as diferenças nos blocos informativos em 16:9 © RTP
A RTP começou hoje a transmitir integralmente em 16:9. Esta tecnologia que transforma a imagem num retângulo em vez do atual quadrado - simplificando a explicação técnica -, é usada por televisões de todo o mundo em produções televisivas de grande qualidade. A alta definição, por exemplo, é conseguida com esta resolução de imagem.

A realidade é que a televisão pública já transmitia os seus formatos de entretenimento - como os programas da manhã e da tarde, os concursos, as ficções e os eventos desportivos - em 16:9. Mas só agora a informação é feita com este padrão. Desconfio que este atraso se deve à idade avançada dos meios técnicos que a RTP usa na informação, que dificultam a passagem para esta nova fase. Há - ou havia - delegações regionais da televisão pública que ainda usavam câmaras de cassete!

Esta é uma boa notícia, significa que a RTP se está a modernizar, mas devíamos ter ouvido esta notícia há pelo menos uns 5 anos atrás, para não dizer 10... ou 15!

Continuar a emitir em 4:3 quando a televisão começou a trilhar novos caminhos há muito, é o mesmo que mostrar programas a preto e branco quando as cores já são possíveis.

Mas pior do que a RTP, estão SIC e TVI que emitem, em 2015 - sim, em 2015! - integralmente em 4:3 e com qualidade de imagem absolutamente deplorável. Basta compararmos a emissão dos canais privados com o canal público no daytime, por exemplo.

Esta questão leva-me ainda mais a acreditar que as televisões não querem fazer investimentos em tecnologia e que muito menos estão preocupadas com a sua reputação ou a sua viabilidade a longo prazo. Interessam-se apenas em lucrar hoje.

A fraca aposta na inovação, os programas da treta que, desde a primeira à última hora apenas interessam às gerações mais velhas e os enjoativos concursos assentes em chamadas de valor acrescentado vão conseguir uma coisa: o desaparecimento destes canais como os conhecemos. Prova disso é o aumento significativo das audiências dos canais por cabo.

2 comentários:

  1. Câmaras de cassete ainda? :o

    atualidadesbyclaudia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As delegações regionais ainda usavam câmaras dessas, creio que com esta alteração foram finalmente substituidas. Mas nas televisões privadas, por exemplo, o arquivo ainda é feito em VHS e, claro, as suas câmaras também são de cassete...

      Eliminar