quarta-feira, 8 de abril de 2015

Segundo Avança O Site Dioguinho.pt

Diário de Notícias cita o site dioguinho.pt
A classificação de um bom jornalista tem vários níveis. A sua credibilidade mede-se, por exemplo, pelo seu historial. Ou seja, um jornalista é bom se tiver dado provas da sua qualidade em trabalhos anteriores. A sua credibilidade mede-se também pela postura que toma nas redes sociais. Se fôr um incendiário nas opiniões que emite, talvez tenha crédito por parte do mesmo tipo de público que dá crédito ao trabalho praticado no Correio da Manhã. A sua credibilidade mede-se também pelas suas fontes. Um jornalista pode ter mais ou menos valor consoante as informações que consegue através das suas fontes.

Embora a qualidade de um jornalista possa merecer mais abordagens ou níveis de avaliação creio que estes são três pontos essenciais e, depois de ler esta notícia  no Diário de Notícias fica a dúvida: o site "dioguinho.pt" segue um estatuto editorial que lhe mereça referência num jornal com mais de 150 anos de história?

O jornalismo está a ver o seu trabalho ser feito por outros e não tem uma única reação. O Público deve ser livre de escolher os locais em que pretende informar-se. Acredito nesta premissa porque acredito que o jornalismo pode vir a ganhar esta guerra se a combater com liberdade.

Não quero ler notícias destas: "segundo avança o site dioguinho.pt" ou talvez, "de acordo com o Ainanas", ou ainda, "ao que o Tá Bonito conseguiu apurar".

A primeira citação é a única original. Mas se isto pega moda vamos ver escritas a segunda e a terceira e até outras. Tenham medo, muito medo!

2 comentários:

  1. Parabéns por este excelente texto! Eu, subscrevo.

    ResponderEliminar
  2. Completamente verdade. Completamente assustador...
    É de facto triste... Muito triste.

    Ela e Ele.

    ResponderEliminar