domingo, 22 de novembro de 2015

Não Há Segurança A Cima Da Liberdade

Vista de Paris a partir da Torre Eiffel em Fevereiro de 2012 ©Cláudia Paiva
Numa altura em que a Europa anda completamente desnorteada e sem saber se deve escolher a liberdade ou a segurança fiquemos com a frase do americano Benjamin Franklin:
"Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança."
É importante perceber que o preço a pagar por uma sociedade aberta, livre e justa pode ser, muitas vezes, morrer com um tiro na cabeça disparado por um louco que se aproveita da conjuntura da qual discorda para semear o medo.

Os indivíduos que espalharam o terror em Paris só o conseguiram fazer porque se aproveitaram das aberturas próprias de uma sociedade democrática e respeitadora da privacidade individual. Só o conseguiram fazer porque se aproveitaram da liberdade que os ofende. A liberdade que os irrita. A liberdade que faz de nós - ocidentais - uma sociedade mais evoluída.


Agora à que reagir. Voltar às esplanadas, aos concertos, aos jogos de futebol. À que voltar a ter liberdade. Não devemos olhar para os atentados terroristas como uma inevitabilidade. Há arestas que têm que ser limadas, sim! Mas não somos nós que estamos errados. O caminho certo é o da integração. É o de uma Europa mais unida. A Europa que os conterrâneos dos imbecis que nos atacaram escolhem para viver. Porque também eles querem ser livres. E não vejo outra forma de viver que não esta: livre e democrática!

1 comentário:

  1. Mas há (...de "haver" um verbo em perpétua renovação), e também elas pensam isso de nós, cabe responder ao ódio com amor e sobretudo com respeito e não medo.Fico com a interrogação: O que me levaria a tais atos? Estou tão distante assim? O que lhes disseram? O que eles pensaram? O que lhes prometeram para assim agirem? Muito provavelmente eu pensaria o mesmo se a valorização que dou a tais atos é igual em magnitude mesmo que varie em sinal. Temos a ver com isso?!

    ResponderEliminar