quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O PS E Os Jornalistas - Round II

Não há dúvidas de que António Costa tem problemas em lidar com a imprensa. Agora ficamos a saber que as vespas que o sobrevoam também não lidam bem com jornalistas.

Reflexo disto é o azedume que os socialistas demonstraram quando a RTP decidiu pegar na frase de Paulo Rangel ("alguém acredita que se os socialistas estivessem no poder haveria um primeiro-ministro sob investigação?") e fazer um debate sobre as interferências da política na justiça em Portugal. João Galamba veio pedir a demissão de Paulo Dentinho e Isabel Moreira disse que a RTP era uma puta.

O tema é importante e deve ser encarado como tal. A RTP cumpriu o seu dever e debateu um assunto que merece ficar esclarecido antes de os portugueses irem a votos. O jornalismo deve influenciar. Deve ter importância na hora de decidir. E não, Isabel Moreira, a RTP não deve ser isenta dessa forma que está a pensar. Porque para os políticos, isenção é dar um microfone a cada político em espaços temporais semelhantes. A realidade é que o jornalismo é muito mais do que isso, cara deputada.

Apesar de tudo, a RTP acabou mesmo por ser obrigada a ceder a pressões. O PS criticou e, embora o tema se tenha mantido, a frase de impulso - a tal de Paulo Rangel - foi removida. É como se o tema tivesse surgido por acaso.


Já agora, prefiro não comentar o post de Porfírio Silva que insinuou que há jornalistas a influenciarem a campanha por serem familiares de membros do PSD. O socialista referia-se claramente a Fátima Campos Ferreira que é casada com o atual Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros. Talvez por ter feito a publicação às 6 da manhã, Porfírio ainda devia estar adormecido e esqueceu-se que o diretor de um dos jornais que mais vende em Portugal e que forma boa parte da opinião dominante na sociedade portuguesa é irmão do líder do seu partido.
 

Eu não tenho dúvidas de que Fátima Campos Ferreira foi profissional e independente na escolha do tema e moderação do Prós e Contras e também não tenho qualquer suspeita de que Ricardo Costa é um dos jornalistas mais livres que conheço e leio semanalmente com interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário