domingo, 29 de dezembro de 2013

Sobre Rodas

em Munique, Alemanha

O que é que caracteriza uma cidade funcional? Munique é uma cidade funcional.

Para além de todas as redes eficientes de transportes, quer seja o metro, os autocarros ou os elétricos a capital da Baviera nasceu bafejada pela sorte que a maior parte das cidades portuguesas não têm. Munique é uma cidade plana. Bem sabemos o porquê das nossas cidades altas. Certo é que em tempos nos deram segurança mas agora só nos dão dores de pernas e cansaço.

As linhas direitas desta cidade são uma das características que me deixa afirmar que Munique é uma cidade funcional porque todos andam de bicicleta. Aqui este é o meio primordial. São conhecidas as suas vantagens ambientais e até para a saúde do seu condutor já para não falar nas vantagens económicas.

Tudo aqui é pensado nos veículos de duas rodas. Há ciclovias, semáforos exclusivamente destinados para bicicletas e até estacionamentos. Na maior parte dos locais é mais fácil ir de bicicleta do que de carro, embora Munique, como grande parte da Alemanha, sustente a sua economia na industria automóvel.

Com todas estas facilidades a cidade torna-se acessível a todos e não apenas a uma elite que pode ter carro para se deslocar.

Sem comentários:

Enviar um comentário