quinta-feira, 21 de março de 2013

Viva O Chocolate

em Óbidos, Portugal
Está quase a acabar o Festival de Chocolate em Óbidos. Mas ainda temos dois dias. O último fim de semana está chuvoso mas nem assim afasta a população que quer queimar os últimos cartuxos.
Ainda não atravessei as portas da vila, e não sei se o vou fazer tão cedo. O caminho até à entrada da vila medieval faz-se a passos lentos, como se fosse uma procissão. Vamos caminhando e vamos olhando em volta. Loja sim, loja sim. Tudo está aberto. Os comerciantes sorriem e antevêm dias de bom negócio. Nem parece que estamos em Portugal. Durante os tempos festivos, em Óbidos, tudo está na máxima força. A vila adapta-se ao Natal, ao chocolate, às crianças, tudo é pretexto para dinamizar a vila e ganhar uns trocos.
Depois de uns dez minutos para levantar os bilhetes, conseguimos entrar na vila de Óbidos. Somos logo bem recebidos. Um dos muitos figurantes que compõem o Festival dá-nos as boas vindas.
Tudo, lá dentro, é decorado ao mais pequeno pormenor. Feito para incentivar o consumo. São as lojas coloridas, os figurantes disfarçados dos mais diferentes doces, a publicidade às grandes marcas e, claro, as esculturas de chocolate. Talvez por ser o último fim de semana, ficamos à espera de ver mais chocolate, muito mais. As cascatas, as torres e as ofertas parecem ter-se esgotado nos primeiros dias de festa.
O mundo de fantasia termina. Mas não tarda e Óbidos vai voltar a ser uma vila frequentada.

Sem comentários:

Enviar um comentário