sexta-feira, 29 de março de 2013

Pequenito E Imperial

em Coimbra, Portugal

O título deste texto parece um paradoxo  Será possível que, o que quer que seja, possa ser pequenito e, ao mesmo tempo imperial?
Parece que sim, pelo menos em Portugal tudo é possível, mais precisamente em Coimbra, ou melhor, em Santa Clara. Sim, porque o Portugal dos Pequenitos está na margem esquerda do rio Mondego.
Este espaço de que vos falo está em Coimbra há mais de 70 anos e tem, ou melhor, tinha como objetivo demonstrar aos mais novos os feitos lusos e a grandeza deste pequeno país que, de pequeno, apenas tinha o espaço europeu, porque nos quatro cantos do mundo Portugal era imperial. Tinhamos o Brasil, Angola, São Tomé, Macau, as ilhas dos Açores e da Madeira e muito mais.
O Portugal dos Pequenitos é contruido numa ideia colonialista. Há 70 anos atrás era importante mostrar os feitos da nossa nação. Mostrar trabalho e surpreender tudo e todos.
Quanto ao espaço em sim parece-me que não podia estar mais bem conseguido. É um local de eleição para os mais novos. Passa-se bem um fim de tarde. A diversão está garantida com o Expresso dos Pequenitos, um pequeno comboio que leva as crianças numa viagem pelos feitos lusos.
Este espaço em Coimbra vale mesmo a pena. Não só para os mais novos como também para os mais crescidos. E é sempre bom regressar. Vemos tudo com novos olhos e tiramos conclusões diferentes sobre o império português.
FOTOGRAFIA: © Cláudia Paiva: BLOGUE A PARTIR DE PORTUGAL

Sem comentários:

Enviar um comentário