domingo, 4 de novembro de 2012

"Acabar Com A Classe Média É Acabar Com A Democracia"

em Coimbra, Portugal
Confrontada com as declarações que proferiu há uns meses e nas quais sugeria que o fim da Democracia durante seis meses poderia resolver alguns problemas, Manuela Ferreira Leite começa por alertar para os problemas que atualmente se sentem no regime democrático. A antiga líder do PSD afirma que "se continuarmos neste sistema de degradação não podemos dizer que estamos em Democracia". A antiga ministra das Finanças e Educação fala numa falta de credibilidade da classe política que leva as pessoas a votar em projetos que "depois não são cumpridos" quando os candidatos chegam ao poder.
Economista e com experiência na área, Manuela Ferreira Leite não acredita num equilíbrio de contas em recessão e vai mais longe dizendo que nunca viu nenhum país crescer sem classe média à qual se está, no seu entender, a fazer um "ataque" com a atual linha política. No âmbito das Conferências Políticas organizadas na Casa da Escrita pela Camara Municipal de Coimbra e pela Fundação Bissaya Barreto e com o mote de pensar a Democracia a ministra de Cavaco Silva entre 1991 e 1995 refere que o pilar de qualquer estado democrático é a classe média porque "suporta a democracia".
No final do debate Manuela Ferreira Leite deixa uma mensagem de esperança mostrando-se convencida de que "a Europa vai reagir solidariamente a favor dos países em dificuldades".
A Casa da escrita acolheu assim a primeira de quatro conferência políticas onde também estiveram presentes Mota Amaral, Diogo Pires Aurélio e Amadeu Carvalho Homem, tendo este último pedido aos governantes esclarecimentos sobre a "tão falada dívida soberana que ninguém sabe, efetivamente, o que é", reitera. O professor da Universidade de Coimbra refletiu ainda sobre o atual estado da nação apontando aspetos da sociedade que, julga, estarem a afetar o estado democrático nomeadamente "o fosso entre ricos e pobres" que tem vindo a aumentar e os cortes nas bolsas de estudo no ensino superior. Carvalho Homem pede uma "refundação" da Democracia e avisa que "o caminho não pode ser este".
FOTOGRAFIA: © Rui Oliveira, Global Imagens

1 comentário:

  1. O evento na imprensa nacional:

    SIC: http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2012/11/03/manuel-ferreira-leite-considera-que-a-democracia-esta-em-perigo

    Jornal de Notícias: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=2864355

    Expresso: http://expresso.sapo.pt/ferreira-leite-a-democracia-e-rosseau=f764359

    Record: http://www.record.xl.pt/fora_campo/interior.aspx?content_id=786527

    ResponderEliminar