quarta-feira, 28 de março de 2012

Se Estiver A Divagar Pára De Escrever

Que as novas tecnologias ainda não são consensuais já todos sabemos, mas aquilo que ainda não sabemos é que um jornalista da escrita deve usar um bloco de notas em vez de um gravador quando faz uma entrevista.

A vantagem de se fazer uma entrevista para um jornal reside no objecto de captação de ideias do entrevistado. Pode parecer confuso mas na obra "A Entrevista Escrita e o Perfil", Henri Montant, explica tudo.
Um gravador, um microfone ou até mesmo uma câmara de televisão podem intimidar fortemente um interlocutor que não esteja habituado a dar entrevistas, assim o autor da obra de que vos falo diz que a melhor forma disto se resolver é com a utilização do bloco de notas, afirmando mesmo que "nada substitui a tomada de notas, inteligente, selectiva e atenta" e que o gravador se deve reservar a "entrevistas muito técnicas, cheias de números". Montant alerta também para a falibilidade de um aparelho de gravação audio que se pode avariar "ao contrário da inteligência e da atenção de quem toma as notas à mão". O mais curioso é que o autor da obra publicada, em português, em 2002 dá um conselho - No caso de o entrevistado começar a divagar o jornalista deve parar de escrever e pousar a caneta em cima da mesa.
Creio que um pequeno gravador em cima da mesa, discreto o suficiente, não vai deixar nervoso ou em pânico o entrevistado e assim o jornalista pode preocupar-se com as perguntas que preparou previamente e assim guardar os apontamentos para questões fracturantes que pretenda, ainda, ver respondidas nessa mesma entrevista sem que as tenha preparado, questões essas que vão surgindo no calor da conversa.

Sem comentários:

Enviar um comentário