terça-feira, 6 de outubro de 2015

Legitimidade Para Governar

O resultado final das eleições legislativas pode legitimar uma governação com partidos de esquerda ou com a coligação de direita. Em termos abstratos a nossa democracia devia basear-se na eleição de deputados, que representam quem neles votou. Se assim fosse, tanto o Bloco de Esquerda como o Partido Comunista teriam legitimidade para reivindicar ao PS um governo de coligação. No entanto a personalização da campanha feita por todos os partidos, retira todos os argumentos ao PCP e Bloco.

Um partido político não pode fazer uma campanha completamente centrada no líder, dando a entender que se joga a eleição de um primeiro ministro e, resultados apresentados, reverter a estratégia.

Esta não é uma situação exclusiva de PCP e BE. Também o PS jogou no campeonato do líder todo poderoso. Curiosamente apenas a coligação não personalizou a sua campanha. Percebe-se porquê. Até o Bloco de Esquerda, em Coimbra, substituiu um cartaz onde apareciam Catarina Martins (líder do partido) e José Manuel Pureza (cabeça de lista) por um cartaz onde apenas surgia a líder.

Esta forma de fazer política não é mais correta porque contorna a substância do sistema que elege deputados que servirão para apoiar um Primeiro-Ministro que o Presidente da República nomeia. Mas é a estratégia escolhida pelos partidos. Desta forma, faz todo o sentido afirmar que quem ganha, governa.

Sem comentários:

Enviar um comentário