sábado, 4 de outubro de 2014

Publireportagem?

Hoje li o Diário As Beiras. Mais uma vez não gostei do que estava impresso naquelas páginas e decidi enviar um email ao diretor. Aqui fica:


Caro Diretor do Jornal Diário As Beiras Agostinho Franklin,


Envio esta mensagem para dar conhecimento do meu descontentamento por aquilo que considero ser um desrespeito total pelos leitores, pelo jornalismo de qualidade e, acima de tudo, pela liberdade de imprensa.

Não sou leitor assíduo do Jornal Diário As Beiras por considerar que o rigor exigido a um jornal local não é, nem de longe nem de perto, atingido pela vossa publicação.Esta minha conclusão assenta num sem-número de vezes que tive em minha posse o referido periódico - porque o encontro em estabelecimentos comerciais ou porque é distribuído com o Expresso (jornal que compro semanalmente) - e que fiquei baralhado com o que ia lendo. 

Não sabia se aquele conjunto de palavras era uma reportagem sobre o Licor Beirão ou se era um anúncio publicitário. Não sabia se aquelas fotos da inauguração da nova clínica da SanFil na "Coimbra Fotográfica" eram uma escolha editorial ou uma escolha comercial. Não sabia se aquele pequeno texto sobre o novo restaurante do Bar Rock Planet era uma inserção de um jornalista ou de um marqueteiro.

Tem-se falado no jornalismo de proximidade e na "clareira" que existe no jornalismo regional atual. Acredito que novos projetos sérios podem surgir para captar leitores e devolver ao jornalismo a condição de negócio rentável sem a qual não conseguirá libertar-se da meia dúzia de interesses instalados.

Acredito que a qualidade é o escape do jornalismo. Só a qualidade pode conferir importância e criar um verdadeiro quarto poder livre.

Os jornais são ainda - ao contrário do que muitos querem fazer querer - um elemento fundamental na disseminação de informação. Se, por um lado, os jornais de informação nacional transportam as notícias importantes do país embora um pouco distantes da realidade de quem as lê, por outro lado, os jornais locais veiculam notícias que influenciam a vida dos seus leitores quase imediatamente.
É urgente dar ao jornalismo regional a verdadeira importância que ele tem. É urgente ser claro e voltar a erguer o muro que foi sendo construído e que agora parece estar a perder mais tijolos. É urgente erguer o muro que separa a redação do departamento comercial.

Não espero resposta, espero conseguir dirigir-me - daqui a algum tempo - a um quiosque e dizer: "era o Diário As Beiras se faz favor..."

Cordialmente,
Diogo Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário