sexta-feira, 18 de abril de 2014

Os Donos Da Liberdade

Abril é o mês mais importante da história recente de Portugal. Pelo menos é o que aponta um estudo feito pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A Revolução dos Cravos é, para 59% dos inquiridos, mais importante do que a entrada de Portugal na CEE, a Batalha de Aljubarrota ou até mesmo a chegada de Vasco da Gama à Índia.

Talvez por tudo isto esteja a ser dada tanta importância aos Capitães de Abril que fizeram a Revolução, com a ajuda dos militares e do povo e que querem falar na Assembleia da República. Todos nós devemos muito a estes homens que deram um passo importantíssimo para que, por exemplo, possa estar a escrever este texto no entanto a ideia de liberdade deles parece muito diferente da minha. Estes senhores querem ser donos do regime e dizem que não se revêm com o atual rumo político do país. Ora eu, utilizo as mesmas palavras de Assunção Esteves na Assembleia da República: problema deles.

Os militares em geral e os Capitães de Abril em particular têm que chegar à conclusão que um regime democrático é isto. É o bom e o mau, é a concordância e a discordância é, no fundo, aceitar qualquer decisão tomada democraticamente mesmo que ela não nos agrade.

Os tempos não estão famosos. Muitos de nós discordamos das linhas orientadores deste e dos últimos governos por isso vamos fazer aquilo que há 40 anos nos passou a ser permitido: perguntar, refutar, discutir e votar. Ninguém é dono do regime. Os tempos de vassalagem já lá vão.

Texto originalmente publicado no site da Secção de Desfesa dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário