domingo, 28 de abril de 2013

Simpatia Grega

em Atenas, Grécia

Saímos de mapa na mão. Não há quem não perceba que somos turistas. Paramos para olhar as placas da rua, para nos situarmos. E, pela segunda vez alguém vem ter connosco e nos pergunta se precisamos se ajuda. Dizemos que não e agradecemos sorrindo, continuamos o nosso caminho até nos perderermos realmente e aí sim, uma ajudinha a encontrar o caminho dava jeito. Perguntamos à primeira pessoa que nos aparece pela frente que, simpaticamente nos aponta o caminho para o nosso destino. Fala em inglês, não perfeito mas atencioso e perceptível.
Algum tempo depois está na hora de voltar para casa. Dava jeito um super mercado para o jantar. Não sabemos onde é, vamos até ao senhor do quiosque de jornais que rapidamente, e mais uma vez com um sorriso, nos dá as indicações que desejamos. Seguimos o nosso caminho até ao cruzamento onde deveríamos virar à esquerda e, mais uma vez, perguntamos a uma senhora qual é o caminho para o super mercado. Sem grandes problemas aponta-nos o caminho correto. Finalmente conseguimos chegar, mas apenas porque tivemos uma preciosa ajuda: a hospitalidade grega.
Como é normal em cidades turísticas não faltam negócios de prendinhas. Bojigangas para as pessoas levarem consigo e oferecerem a outras pessoas como sinal de lembrança. E nós, como bons turistas que somos não dispensamos uma boa quantidade de tralha. O difícil não é escolher o que comprar, mas o sítio onde comprar. Há imensas lojas, todas elas iguais e com as mesmas coisas. Os preços variam de umas para outras mas não muito, e um regateio sempre dá para adocicar o preço. Não faltam, por isso formas originais de vender. Mas em todas as lojas onde entramos somos recebidos com um Where are you from? . Esta pergunta típica ajuda o lojista a personalizar o atendimento. E quando percebem que somos portugueses não tardam a mudar o idioma. Passam a falar português. Um pouco abrasileirado é certo, mas no fundo, português. E isto acontece com todos os turistas. Adapta-se sempre a conversa à língua mãe de quem estiver interessado em comprar.

Sem comentários:

Enviar um comentário