quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O Forte Do Berço

em Guimarães, Portugal
Quem só agora se surpreende com a emancipação feminina é porque não conheceu a Condessa Mumadona Dias. Uma senhora que se viu a braços com a liderança do condado portucalense depois da morte do seu marido, Conde Hermenegildo Gonçalves. Com o poder nas mãos a senhora de posses invejáveis em toda a Peninsula Ibérica não se deixou abater pela perda do marido e toma decisões de grande relevância, manda construir, na parte baixa de Guimarães, o Mosteiro de Santa Maria e na parte alta o Castelo de S. Mamede. Mumadona Dias reflectiu na construção desta obra imponente o seu próprio poder perante os restantes senhores feudais.
A construção do Castelo de Guimarães teve importância capital na defesa do recém criado mosteiro de Santa Maria e, claro, das populações que por ali se foram fixando. A cidade passou a ter relevância uma vez que tinha altas condições de defesa.
Hoje em dia o Castelo de Guimarães está perfeitamente acessível e é, claro, uma das sete maravilhas portuguesas, que vale a pena visitar, num local agradavelmente conservado ideal para o repouso e passeio de famílias inteiras que querem ver o local onde D. Afonso Henriques passou grande parte da sua infância e, quem sabe, planeou liderar Portugal.
FOTOGRAFIA: © Cláudia Paiva '12

Sem comentários:

Enviar um comentário